quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Trocando o plástico pelo vidro

Olá a todas, como estão??? Espero que bem.

Estou cada vez mais empolgada em escrever no meu cantinho, isso me faz um bem.

Hoje resolvi falar um pouco sobre uma prática que há algum tempo estou adotando aqui em casa: a troca do plástico pelo vidro.



De um tempo para cá, vimos crescer absurdamente o uso do plástico em todo o mundo não é mesmo, parecia uma moda, refrigerantes de garrafa de vidro era coisa do passado. O povo amou a novidade, afinal era muito mais prático ir ao supermercado sem levar vasilhame e sair de lá com 2 litros de refrigerante ( sem contar que hj podemos sair com mais). As lojas de R$ 1,99 em seu auge nos "empurravam" lindos potinhos de plástico, de todas as cores, modelos, tamanhos e por ai vai, os chás de cozinha eram "regados" a potinhos até no amigo secreto se ganhava isso.

E o plástico foi entrando, entrando e quando se demos conta o vidro tinha ficado de escanteio, teve um tempo que parecia loucura ter um objeto de vidro, que além de ser caro, se caísse quebraria, enquanto que  o plástico era "perfeito".

Porém, será que ninguém tinha pensado que o plástico era muito bom pra ser verdade ( sem contar as consultoras da tupperware, não estou criticando, mas quem nunca saiu assustado de uma reunião?, o pior é que elas estavam certas, a gente que não acreditava)

Hoje com os grandes avanços da tecnologia, estudos sobre qualidade de vida e sobre meio ambiente, vemos e devemos nos preocupar sobre o uso do plástico no nosso dia a dia, ele nunca deveria ser posto como o mocinho da história, pois sempre foi e nós devemos ter noção disso ele é um "vilão".

Isso mesmo, aquele potinho lindo que vc tem no armário é prejudicial, a primeira medida que devemos adotar é JAMAIS, esquentar alimentos em potes de plástico, pois o plástico é composto de Bisfenol, uma substância química, que quando aquecido pode ser transferido para o alimento.

Em casa pouco a pouco estou trocando os meus potinhos, infelizmente o vidro ainda é mais caro, porém devemos pensar na saúde, sem contar que os de vidro duram bem maissss, eu já tinha começado a me preocupar com o uso do plástico por uma questão ecológica, depois de assistir e ler estudos foi decisivo.

Meus pais também começaram a mudança e sempre ganho potinhos novos de presente deles, além dos potes vou substituir a garrafa de água da geladeira e quero muito comprar um liquidificador de vidro, pois o problema não esta só no esquentar, mas, também no armazenamento.

Bem, sei que falei demais né?, mas precisava falar um pouco sobre esse assunto tão sério, que com um pouco de mudanças em nossas casas, conseguiremos melhorar a saúde nossas famílias.

E vcs usam o vidro???

Vou deixar alguns links, pra quem quiser ler mais sobre o assunto, okkkhttp://pat.feldman.com.br/2008/08/18/armazene-seu-alimento-em-vidro-nao-em-plastico/http://www.comerbemfazbem.com.br/2013/04/potes-plasticos-nao-sao-as-melhoes.htmlAbraços e que DEUS nos abençoe

17 comentários:

  1. Kelly, querida, olá!
    Venho retribuir sua doce visita e dizer que será sempre bem vinda ao Meu Doce Lar, viu! Amei!
    Espero que apareça sempre para um chazinho, tá?
    Puxa vida... por isso que a mamadeira do meu filho vem informando "0% Bisfenol A BPA Free".
    Ou seja, a mamadeira é isenta dessa substância, mas outros plásticos, não. Especialmente os potinhos de R$1,99, dos quais até então era fã por serem coloridos e baratinhos.
    Obrigada pela informação super valiosa, viu!
    Deus abençoe!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Kelly, obrigada pela visita e pelo carinho.Já estou seguindo para estar dentro de todas as suas artes. Eu ainda uso vasilhas de plastico, mas estou realmente querendo mudar... Como vc mesma disse o preço é caro do Vidro, mas se formos colocarmos na balança compensa e muito né... Estou me mudando em breve de apartamento e no proximo com certeza pensarei 2 vezes antes de comprar as vasilhas...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Kelly, fico feliz de poder ter ajudado.
    Precisando, só chamar que terei o maior carinho em atendê-la, viu!
    Bjão e bom final de semana pra você também!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Kelly! Obrigada pelo carinho, fiquei feliz com suas palavras, viu?!=}
    Por tratar da saúde, já venho tentado fazer a troca já há algum tempo... mas realmente o custo é mais alta para cobrir todos os potes que necessitamos. Minha vizinha me deu de presente vários potes da Tuppeware (que diz se atóxico para armazenar).
    E na primeira oportunidade troquei meu liquidificador, além não absorver cheiro é muito mais fácil de limpar.
    Um bejim e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. ( Olha meu liquidificador: http://amehliadigital.blogspot.com.br/2012/04/bolo-de-cenoura-com-pap.html ) Bjm!

    ResponderExcluir
  6. Amém, amiga, e muito obrigada por seu carinho com meu filho, minha família!
    E que Deus abençoe você e sua família também!
    Obrigada e muitos beijos !!!

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, só não tenho mais por causa dos preços mesmo. E os poucos de vidro que eu tenho, eu ganhei.
    Mas adorei seu post!! E ri na parte da reunião dos potes... hahaha... quem nunca?
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  8. Minha flor, olá!
    Considerando a importância desse seu post e desejando compartilhar essa informação com minhas comadres no Meu Doce Lar, tomei a liberdade de linká-lo, ok? Comentei sobre ele no post que será publicado na segunda, com seus devidos créditos, naturalmente.
    Depois dê uma olhadinha, tá?
    Um bjão e feliz domingo!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kelly!
    Fiquei assustada pois uso potes plásticos para congelamento e também jarras para armazenar água na geladeira. Como tenho crianças em casa, fico com medo de usar vidro e elas não aguentarem o peso.
    O que as consultoras da tupperware diziam?
    Caramba.... vou lá conferir os links!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Kelly, amada, seu blog tem a simplicidade daqueles que abordam assuntos cotidianos, como o meu e de minhas outras comadres também, esteja certa disso.
    E são esses blogs que fazem a diferença, porque são reais, falam da vida como ela é, de pessoas como elas realmente são!
    Ele é adorável por ser exatamente como é!
    É, sim, minha mais nova comadre!
    Bjs e Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Vi a sugestão para leitura desse post no blog da Karin!
    Que medo dessas coisas, né!? Um perigo terrível!
    Antes de me casar, eu vi no extra jogos de potes de vidro por 10,00 que vinha 5 pontinhos de vidro, comprei 5 kits..rsrs
    Muito boa a dica! Obrigada por compartilhar!
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  12. Olá, Kelly.
    Muito bom o post, não tenho o costume de esquentar alimentos com potes de plástico, porém uso muito para armazenar alimentos, não sabia que assim também poderia passar o Bisfenol para os alimentos, vou já rever os meus costumes e procurar comprar mais potes de vidro, eles são mais caros, mas como vc disse durão muito mais, e além disso são mais bonitos, não é mesmo? rs!
    Gostei muito, e que bom que esta empolgada com o seu cantinho ;) Já estou te seguindo, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Prefiro o vidor , mas como tenho crianças em casa o plastico,
    cai melhor,gostei muito dos morangos com chocolate , que delícia,
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kelly vim la do Blog da Karin,obrigada por nos contar a descoberta,ja tinha ouvido sobre aquecer,mas em so usar para armazenar,disso eu não sabia,Ja vou adotar também a mudança!
    Beijo ja te seguindo
    decorehouse

    ResponderExcluir
  15. Passando pra desejar um lindo domingo, viu?!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  16. Oi Kelly, um ótima prática essa. Também ando substituindo cada vez mais o plástico pelo vidro o o seu post me animou mais ainda.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  17. Oiii muito legal esse post, vou começar a trocar todos os meus potes de plásticos por vidro, eu amo vidro mesmo, rsrs
    Bjos

    ResponderExcluir